logo mod2 png.png

 

41 3046-0717  |  41 3286-5082

41 9 9671-3833 | 9 9983-6172 Whatsapp

atendimento@capricholimpeza.com.br

final de ano 2.jpg

Descubra como organizar sua festa de fim de ano com dicas de limpeza e organização

 

Com o início de dezembro, já começamos a pensar nas festas de fim de ano. As comidas, a reunião familiar, os presentes, os pisca-piscas, a sensação natalina… E sobretudo, a preparação de tudo isso. Nada melhor que deixar sua casa aconchegante e arrumada para receber familiares e amigos para começar o novo ano com a energia de uma casa revigorada.Com o espírito natalino em mente, separamos algumas dicas de limpeza e organização para o fim de ano:

 

  • Desfaça-se do desnecessário
     

Algumas coisas precisarão sair do seu armário para abrir espaço aos presentes que virão. É importante separar, ao menos duas vezes ao ano, tudo aquilo que já está velho e acumulado no fundo do seu guarda-roupas ou em prateleiras esquecidas. Dessa forma, você aproveita as festas para manter sua casa sempre renovada.

Lembre-se: O Natal também é uma data de solidariedade e fraternidade. Por isso, separe roupas em bom estado que você não usa mais, alimentos, brinquedos e outros artigos e procure alguma instituição de caridade para fazer doações. É tempo de dar as mãos e pensar no próximo, que muitas vezes têm muito menos que nós.

138711575-e1450263474907-263x300.jpg
parede-azul-com-um-sofa-vermelho_1286-149-300x179.jpg
  • Mude as coisas de lugar

 

Outra excelente maneira de renovar as energias da sua residência é, durante a arrumação, mudar alguns móveis ou decorações de lugar. Vai desde colocar uma manta diferente no sofá, posicionar um quadro bonito em cima da televisão, botar uma bela foto da família em cima da mesa de jantar até colocar a poltrona mais próxima da janela ou reimaginar toda a sala de uma maneira diferente.

Ano novo é tempo de mudanças e pequenas atitudes fazem uma enorme diferença na sensação de renovação. Um ambiente diferente em conjunto com o clima quente de fim de ano podem dar uma enorme motivação para iniciar bem o ano que está por vir.

  • Não esqueça dos detalhes
     

Épocas de férias também são muito boas para dar atenção àqueles cantinhos que uma faxina normal não dá conta. A sujeira pode acumular-se atrás da geladeira ou em cima dos lustres, sendo um lugar atrativo para animais indesejáveis como aranhas ou outros insetos. Lavar as capas das almofadas, fronhas de travesseiro e tapetes também é uma boa pedida, visto que a temperatura aumenta muito e a incidência de chuvas diminui proporcionalmente. Também não esqueça dos ventiladores e ares-condicionados que serão muito utilizados durante todo o verão, já que costumam acumular poeira e resíduos que podem causar rinite alérgica ou inflamação no canal respiratório.
 

  • Xô poeira
     

Esse tipo de limpeza costuma deixar muita poeira suspensa no ar, um verdadeiro pesadelo para os alérgicos. Por isso, sempre tenha em mãos baldes de água, álcool e limpadores multiuso. Dê preferência aos panos de microfibra e mops úmidos, que levantam menos poeira.

  • Banheiros
     

O banheiro é uma parte difícil de manter limpo o tempo todo, ainda mais de casa cheia.

Quando for fazer a limpeza, escolha desinfetantes ou detergentes clorados com poder alvejante, isso torna a limpeza mais profunda.

Se o box do seu chuveiro for de vidro, é interessante finalizar a limpeza com um produto limpa-vidros para retirar as manchas e resíduos do vidro.

Fancy-Interior-Bathroom-Design-300x188.jpg
  • De olho nos rótulos
     

Muito importante também é verificar as embalagens daqueles produtos de limpeza ou de maquiagens que já estão parados há um tempo, principalmente na data de validade. Muita gente acaba esquecendo desses detalhes e apresentando problemas de saúde ou na pele por consequência da utilização desses produtos vencidos. Porém, fique atento ao descartar medicamentos, esses precisam ser levados até uma farmácia para serem descartados de maneira segura para o meio ambiente.

tabela-com-fundo-distorcido_1253-28-300x240.jpg
  • Áreas externas

 

Por que não aproveitar a limpeza de fim de ano para dar uma boa geral no seu jardim? Olhe a situação das suas plantas. Renove os vasos e as flores. Se mora em apartamento, faça uma organização no seu hall de entrada. Limpe a porta e lave o tapete de entrada.

Também é importante dar uma geral na sua sacada, uma área que é comumente esquecida e que acumula muita poeira.

  • Não guarde alimentos na geladeira por mais de dois dias

 

Grande parte dos alimentos que sobraram da ceia podem ser guardados na geladeira e consumidos em até dois dias, são esses, massas como lasanha, nhoque, e farofas. Alguns podem ser congelados (especialmente as carnes, frango e peru). Outros alimentos, porém, ficam com o sabor bastante diferente e por isso devem ser consumidos no dia em que foram preparados, frutos do mar são um exemplo.

  • Fuja da pia cheia de louças

 

Ninguém gosta de lavar as gigantes pilhas de louça que se formam na pia após a festa. Por isso, opte pela praticidade pelos copos e pratos descartáveis. Já existem também formas de alumínio para assar o peru ou tender, eliminando a necessidade de passar um bom tempo removendo a gordura da forma de metal. Mas caso você prefira utilizar o material metálico, o uso de desincrustantes facilita muito a limpeza.

Aposte também nos guardanapos de papel e taças descartáveis para substituir panos de tecido e taças de vidro ou cristal, já que são mais complicadas de higienizar e as taças podem quebrar facilmente após o segundo champagne.

prato-limpo-em-um-prato_1339-7042-300x200.jpg
  • Unhas intactas
     

Infelizmente, não há como substituir todos os utensílios por descartáveis. Por isso, ao preparar a ceia, lembre-se de lavar a louça no processo utilizando luvas de látex multiuso. Dessa forma, você poupa o trabalho de lavar tudo no dia seguinte e garante que a cozinha não amanhecerá com mau cheiro. A pia ficará limpa, a cozinha em ordem, e suas unhas permanecerão intactas.

636179705767020695448625295_22_christmas_eve-768x432.jpg
  • Organização dos itens natalinos
     

Com o fim da ceia, das festas e da virada de ano, chega janeiro e com ele aproxima-se o dia de Reis (6 de Janeiro), tradicionalmente o período em que as pessoas guardam toda a decoração que montaram nos meses de novembro e dezembro. É tempo de desmontar o presépio, a árvore e todos os enfeites que colocamos em nossas casas durante os festejos natalinos.

Para essa parte, sugerimos que você tenha diversas caixas de papelão diferentes, cada uma para guardar uma decoração diferente.

Por exemplo, deixar uma caixa apenas com as bolinhas que são penduradas na árvore e ter outra caixa para a árvore em si facilita a organização e a identificação das peças no ano seguinte.
 

Sabemos que a parte mais chata da montagem dos ornamentos é desfazer todos aqueles nós que formam-se magicamente de um ano para o outro nos fios de pisca-piscas. Mas por sorte, temos uma excelente dica para evitar esse transtorno: Tente dobrar os fios cuidadosamente e prendê-los com grampos ou fitas, de forma que todas as dobras fiquem parelhas sem formar o famoso “ninho de cobra”.
 

Tente também deixar as caixas guardadas em um armário separado e bastante ventilado. Isso evitará excessos de poeira se formarem e animais indesejados fazerem os enfeites de residência.
 

Agora que a casa inteira está em ordem, a família toda está reunida e a ceia já está na mesa, é só aproveitar e passar essa linda época em máximo conforto próximo das pessoas que se gosta. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e desejamos um feliz natal e um próspero ano novo!
 

Fonte: Goedert  | Dicas de Organização e Limpeza.