logo mod2 png.png

 

41 3046-0717  |  41 3286-5082

41 9 9671-3833 | 9 9983-6172 Whatsapp

atendimento@capricholimpeza.com.br

vegetables-1815197_1920.jpg

Água sanitária é uma aliada da saúde?

Uauu, isso mesmo, veja nesse artigo.

A água sanitária é o primeiro produto a ser lembrado para a desinfecção e está entre os que mais contribuem para a saúde pública no processo de erradicação de doenças, especialmente por seu custo acessível.

Água sanitária não pode conter fragrância, tensoativos e corantes.
 

Por sua ação bactericida, a água sanitária é aplicada em vasos sanitários, boxes, pisos e azulejos de ambientes internos e externos. Em caixas d’água e vasos de plantas, contribui com o combate às larvas do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
 

A água sanitária pode ser utilizada no processo de branqueamento de roupas. O modo ideal de utilização é em molho, seguido de enxágue da peça antes do processo de lavagem. Verifique sempre as informações nas etiquetas das roupas, pois em alguns casos não é possível utilizar produtos com cloro.
 

Sempre que houver este símbolo  não utilize água sanitária, alvejante com cloro ou outros produtos clorados.

Os alvejantes podem conter em suas formulações corantes, fragrâncias e tensoativos, e é desta maneira que se diferenciam da água sanitária. Podem ser utilizados na desinfecção de ambientes e na lavagem de roupas. Não podem ser utilizados para desinfecção de água ou alimentos. 
 

O alvejante é um produto auxiliar no processo de lavagem, facilitando a remoção de encardidos.

 

Fonte: Limpeza consciente | dicas por tipo de produto

 

Água sanitária para higienizar alimentos?

A água sanitária é uma ótima opção para a higienização de frutas, legumes e verduras.

 

Posso usar água sanitária para higienizar alimentos? Sim, desde que no rótulo do produto esteja sinalizado que ele pode ser utilizado para desinfetar alimentos. Aqueles que não contêm essa inscrição podem ter componentes nocivos à saúde.

 

O processo de desinfecção de frutas, legumes e verduras que serão consumidos frios elimina boa parte das bactérias presentes que podem causar infecções como a cisticercose.

 

A dosagem recomendada é de 20 ml (2 colheres de sopa) para cada litro de água, no caso de conter 1% de cloro ativo em sua composição, e 10 ml para cada litro no caso de 2% ou 2,5% do cloro. Já o vinagre pode ser utilizado no processo da lavagem, antes da desinfecção. Apesar de ele não matar as bactérias e fungos, facilita a soltura da terra e ovos de parasitas dos vegetais.

 

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br | Sandra Gangnuss, Professora do Curso de Nutrição da FMU.